A formação do jovem futebolista é uma tarefa que não se circunscreve apenas aos conhecimentos sobre metodologia do treino, mas também na necessária aplicação dos mesmos com base nos princípios pedagógicos, comunicando e motivando os praticantes. Consideramos que, mais do que treinar, é fundamental ensinar e transmitir valores. 

A continuidade do processo de formação é fundamental, tal como a definição de objetivos e de conteúdos bem programados, pois o desenvolvimento equilibrado do jovem praticante não surge de geração espontânea. O exercício de treino surge então como o meio através do qual o processo de formação se sustenta. 

 

Nas Escolinhas da Associação Académica de Santarém, visamos os seguintes objetivos: 

 

  • Contribuir para a formação dos jovens em todas as suas vertentes; 

  • Criar premissas indispensáveis para que os jovens alcancem, em cada etapa, o nível ótimo do seu desenvolvimento;

  • Desenvolver o gosto e o hábito pela prática desportiva regular; 

  • Desenvolver nos praticantes uma atitude positiva de participação e persistência; 

  • Criar hábitos de vida saudáveis. 

  • Desenvolvimento multilateral dos atletas

 

  A Académica referencia-se por princípios que visam fundamentalmente assegurar linhas orientadoras básicas que coordenam as atitudes e comportamentos do jovem atleta mediante o saber estar dentro de um exercício, sessão de treino ou mesmo situação de jogo. Assim, a criança/jovem deverá participar em todas as situações e procurar o êxito pessoal e de grupo: 

  • Relacionando-se com a cordialidade e respeito pelos seus companheiros, quer no papel de parceiros, quer no de adversários; 

  • Desenvolvimento do espírito de sacrifício, de superação e de equipa; 

  • Interessando-se e apoiando os esforços dos companheiros, promovendo a entreajuda com o treinador e os companheiros nas tarefas de treino, assumindo responsabilidades de organização e preparação das tarefas. 

Mensagem do coordenador das Escolinhas 

Joaquim Guerreiro:

"O futebol é o desporto mais praticado do mundo, é por isso designado pelo senso comum como o “desporto rei”. Pode ser considerado por uns, um espetáculo, por outros um negócio, mas para mim, o futebol, é uma forma de viver, e de tal forma intensa que decidi, desde muito cedo, viver lado a lado com o futebol.

O futebol é um desporto especial, de tal forma que está nas nossas mãos (treinadores) incutir e transmitir, aos nossos jogadores, esse gosto e essa paixão. Desta forma, o treinador e sua equipa técnica, são responsáveis por planear e construir os microciclos e Unidades de Treino de forma atrativa e rica de conteúdos, de maneira que o treino seja não só um reflexo do jogo, mas também haja espaço para outros conteúdos, bem como a construção de relações interpessoais fortes entre os jogadores e que se reflitam na equipa."

Caso pretenda saber mais informações sobre as Escolinhas preencha por favor o formulário seguinte:

Obrigado pelo envio!