“89 anos de Associação Académica de Santarém"

Atualizado: 5 de out. de 2020


Ricardo Gonçalves

Presidente da Câmara Municipal de Santarém


Há quatro anos fui convidado a escrever um texto por ocasião das comemorações do octogésimo quinto aniversário da Associação Académica de Santarém, se a tarefa foi árdua pelo tanto que havia a escrever para honrar toda a mística, história e orgulho das gentes scalabitanas, hoje a tarefa mostra-se ainda mais complexa.

Assim, não me focarei novamente, na sua constituição, ou nos seus fundadores, pese embora a sua história e os seus nomes sejam de evocar e preservar na memória coletiva pela sua importância e simbolismo.  

Concentrar-me-ei no futuro. A vida que esta associação, cheia de juventude, carrega é um garante da sua vitalidade e longevidade. O caminho que vem sendo seguido com centenas de jovens nas suas diversas áreas de formação é ilustrativo do projeto formador de excelência, com reconhecimento nacional e internacional, que é e deve continuar a ser, a base deste clube.

Santarém, deve à Associação Académica de Santarém um reconhecimento pelo trabalho e conduta exemplares, que sempre dignificaram a imagem do nosso concelho e das suas gentes.

Assim, é possível concluir, de forma clara e intuitiva, que Santarém é como que um sinónimo desta Associação. Não só conserva o seu património e tradições, como incentiva o dinamismo e o desenvolvimento de todo o seu município, nunca esquecendo as origens.

Muitos parabéns pelo octogésimo nono aniversário e votos que o futuro seja repleto de conquistas.”

Ricardo Gonçalves

37 visualizações